Santa Rita de Cássia - Santa dos Impossíveis

História de Santa Rita
Porque Santa dos Impossíveis?



Porque esse titulo sofredor a acompanhou na vida e na morte.

" Impossível" seria seu nascimento na avançada idade de seus pais; como no Antigo Testamento, o caso de Samuel o Profeta; no Novo Testamento, o de João Batista Precursor de Cristo; o milagre não falhou para trazer ao mundo mais essa criatura privilegiada.
" Impossível" a sua formação; seus pais pobres e ignorantes justamente quando a Itália era assolada pela devassidão, heresia e violência; eram porém Virtuosos.
" Impossível" seria seu casamento. Pois era sua vocação fazer-se religiosa. Casou-se. Seus pais já velhos próximos da morte temiam deixa-la só no mundo e lhe providenciaram um casamento aos 18 anos.

O casamento aumentou seu martírio, triunfou de verdadeiro martírio com a morte de marido assassinado.

" Impossível" a salvação de seus dois filhos que juraram matar os assassinos de seu pai; marido de Rita.
Mas, Deus, os levou cedo para o céu em morte prematura; a família inteira tinha que se salvar.
A mãe de vê-se salvar com seus filhos.

"Impossível" ser religiosa, freira; pois, era casada; mas, a viuvez ceio lhe abrir novas esperanças.

"Impossível" sua recepção no Convento. Era viúva! Não lhe seriam abertas as portas do Convento. Rita! Rita! Assim foi chamada às altas horas da noite, estando em oração, abriu a janela de sua casa estando presentes três personagens não viajantes, como pensava Rita, pois uma luz divina penetrou pela janela de sua casinha e em êxtase, como num sonho, acompanhou a visão. Na rapidez de um relâmpago deixou sua casa e se viu locada dentro do Convento, que à esta hora se achava de portas fechadas, Rita acordou dentro da Capela. Onde reconheceu na pessoa de seus condutores: São João Batista, Santo Agostinho e São Nicolau Tolentino. Para Deus, não foi impossível.

" Impossível" a nova freira gozar dos benefícios do Oficio Divino e das outras vantagens; mas a sua Virtude lhe possibilitou tudo.

"Impossível" um ramo seco de videira produzir uvas. 'Pois durante anos noviça Rita regou o ramo seco, por obediência, e no fim de sua vida transformou-se em videira frondosa que se acha até hoje no Jardim das Agostinianas, de Cássia. Assim, surgiu também a conhecida, " Palma de Santa Rita", antes o ramo seco e depois até a presente data floresce nos jardins em todos os países do mundo. Assim a Rosa de Santa Rita.

Acontecimentos humanamente impossíveis se verificaram em torno de Rita.
Sem que ninguém os tangesse os sinos da cidade anunciaram a morte de Rita. Enquanto, os milagres se multiplicavam junto ao corpo de Rita, como escrevem os Bolandistas.
Notável é que seu corpo se conservava intacto até hoje, em Cássia, num sarcófago feito de álamo recoberto de nogueira.
Nunca foi sepultado, escreve o Pe. Vanutelli, por decisão das autoridades eclesiásticas. Seu corpo martirizado e deformado pelo sofrimento e pela doença, com a morte, apareceu rejuvenescido esparzindo constante odor, perfume indizível.

Os atos de autênticos de beatificação e canonização atestam sob testemunhas dignos de fé.

No dia 16 de julho de 1628, Rita abriu os olhos para apaziguar um tumulto em Cássia e em Roma, quando celebravam a festa de sua beatificação. O processo regular deste fato se conserva na arquivo do arcebispado de Spoleto.

Rita ensinou ao mundo a palavra de Cristo: "Procurai antes de tudo o Reino de Deus e a sua justiça, e tudo o mais vos será dado por acréscimo" .

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagens populares